Formula D – Acelere Neste Board Game de Corridas.

Tive a oportunidade de conhecer este board game de corrida em um dos encontros do grupo “RPG na Ilha” que promove encontros bimestrais de jogadores de RPG, Card Games e, é claro, Board Games no Espírito Santo. Meu amigo Tiago Honorato levou o jogo para o encontro e jogamos uma partida emocionante onde fiquei em 2º na corrida perdendo no retão de chegada para Rafael Elefante por ter tirado 16 ao invés de 17 no rolamento do meu dado!  É claro que quando apareceu a oportunidade comprei o meu e não me arrependi. O jogo é muito bom mesmo!

O jogo é fabricado pela Asmodee desde 2008 e já teve várias expansões. Em um dos lados do tabuleiro (que é enorme, diga-se de passagem) encontramos o circuito de Mônaco para Fórmula 1, e do outro lado um mapa de uma cidade à noite para se jogar corridas de rua com carros “envenenados” no estilo de “Velozes e Furiosos“, com direito a Nitro e tudo mais!

20 carros: 10 de fórmula 1 e 10 de rua.

O jogo vem com 20 carrinhos, 10 de Fórmula 1 e 10 de carros de rua, podendo ser jogado individualmente ou fazendo-se o esquema de equipes, com dois jogadores pelo mesmo time. Além disse o jogo trás 10 fichas de pilotos de Fórmula 1, todos iguais diferenciando apenas as cores dos macacões, e 10 pilotos de rua, totalmente customizados e com cada um tendo uma habilidade diferente para ser utilizada durante o jogo. Apesar dos pilotos de Fórmula 1 serem iguais existe uma regra para os jogadores distribuírem 6 pontos entre várias itens, como pneus, motor, marcha, etc, para diferenciar um dos outros.

Exemplo dos cartões de pilotos.

Antes de alguém pensar que o jogo se limita a rolar dados e andar “casinhas” com os carros quero dizer que ele simula, e bem, todos os elementos presentes a uma corrida de Fórmula 1 como: desgaste dos pneus, redução de marcha nas curvas, problemas no motor, na suspensão, jogo de equipe, troca de pneus, treinos, escolhas de pneus de chuva, duros, macios, etc. Na modo “Velozes e Furiosos” há também a estratégia de cada piloto baseado em seu carro e nas suas habilidades. Como disse antes os carros de rua e seus pilotos são diferentes um dos outros, tornando o jogo bastante estratégico ao invés de apenas sorte.

Caixa de marcha e controle de itens como pneus, marcha, suspensão, etc.

Cada jogador recebe uma caixa igual a imagem acima onde antes da sua jogada ele deve definir em que marcha seu carro estará para poder rolar o dado correspondente. Em primeira marcha ele rola 1d4 que tem números de 1 a 2; na segunda marcha rola 1d6 que tem números de 2 a 4; na 3ª marcha ele rola 1d8 com números de 4 a 8; na 4ª marcha rola 1d12 com números de 7 a 12; na 5ª marcha rola 1d20 com números de 11 a 20 e finalmente na 6ª marcha rola 1d30 com números de 21 a 30. Portanto antes da escolha da marcha é importante saber onde seu carro irá parar em determinada velocidade.

As curvas são também outra parte importante na estratégia de corrida. Cada curva tem ao seu lado um número que corresponde a quantidade de vezes que cada piloto precisa encerrar sua jogada ainda dentro da curva. Por exemplo: se a curva tem o número 3 ao seu lado significa que por três vezes o piloto precisará encerrar sua jogada, após entrar na curva, dentro de seus limites, ou saíra voando da pista. Por isso é importante que o jogador calcule corretamente a velocidade e a marcha ideal, reduzindo se for necessário, quando estiver chegando próximo as curvas, caso contrário terá que gastar pneus, freios e até marchas para se manter dentro da pista e continuar a corrida. Não parar o número de vezes indicado pela curva afeta o desempenho do seu carro devido ao desgaste ou até mesmo forçar sua saída da corrida.

As setas indicam nas curvas o traçado a ser seguido, respeitando as leis da física.

Como dito antes o jogo possui várias expansões, todas de novas pistas para tornar a experiência de participar de um grande campeonato de Fórmula 1 através de várias pistas pelo mundo mais real. Infelizmente o jogo é importado, mas com a nova onda de jogos de tabuleiros sendo trazidos para o Brasil não custa sonhar com a possibilidade de quem breve o encontremos por aqui, afinal brasileiro é apaixonado por velocidade!

Quem quiser dar uma conferida nas regras em português acesse os links abaixo.

Ficha de Referência – Regras Básicas

Ficha de Referência – Regras Avançadas

Ficha de Referência – Regras Opcionais

Anúncios

10 pensamentos sobre “Formula D – Acelere Neste Board Game de Corridas.

  1. Bem legal esse boardgame…
    Tive a oportunidade de jogar apenas uma vez em um encontro de boardgames na cidade de Piracicaba/SP, mas gostei bastante…
    Outro boardgame que sou apaixonado é o Arkham Horror… conhece?
    Está entre meus pertences mais preciosos…hehehe.
    E agora, só esperando sobrar um dinheirinho para comprar algumas das expansões…hehehe.
    Abraços

    • Tem um amigo, que inclusive escreve neste blog também, sempre assuntos relacionados aos mitos do Cthulhu, que tem esse jogo. Ele um dia trouxe aqui em casa e tive a oportunidade de jogar. É bem legal e vale uma resenha em breve. Valeu por ter me lembrado dele. Um abraço.

  2. Ótimo jogo, apestardes depender bastante da sorte em decorrência dos dados, esse fator tende a ser menos importante em corridas com ao menos 2 ou 3 voltas, onde a estratégia e a correta gestão de risco tende a prevalecer! As expansões ajudam muito!

  3. Quanto tempo!!!
    Eu joguei a edição original dele, aquele que está esgotada há anos.
    Esse jogo é muito divertido!
    Mais um excelente post André!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s