Semana Hellblazer – Versão 2.0 da Adaptação para Este Corpo Mortal.

este-corpo-mortal

este_corpo_mortal_72dpi1Quando conheci o RPG “Este Corpo Mortal“, publicado no Brasil pela Retropunk Publicações, há aproximadamente 1 ano atrás, fiquei particularmente curioso com seu sistema de regras para magia. Havia uma descrição, não lembro agora onde eu li, que dizia ser o sistema perfeito para histórias na linha “Vertigo“, linha de quadrinhos adultos da DC Comics. Como sou um grande fã dessa linha de publicações, voltada para um público que deseja histórias mais maduras e que envolvam magia e mistério, fiz a compra da versão em PDF do jogo na loja online da Retropunk Publicações. Após uma rápida passagem de olhos pelos principais pontos do livro tive a certeza que finalmente havia encontrado um sistema que realmente captava toda a atmosfera da linha Vertigo e do próprio RPG voltado para cenários de magia moderna.

A grande sacada de Este Corpo Mortal é a liberdade de criação e o acordo feito entre Moderador e Jogadores sobre o que vale e o que não vale na sessão de jogo, tudo devidamente anotado na ficha tema do jogo. Seu sistema de regras para magia é fantástico. Não há lista de magias, escolas ou linhas taumatúrgicas engessadas e pré-determinadas em várias páginas. Simplesmente o jogador quando quiser usar uma magia deve dizer o que ela faz e como funciona, o Moderador diz o custo dessa Magia e suas limitações. Pronto, você tem uma magia única para seu personagem. Anota-se na ficha tema e agora o acordo fica por escrito. Quando for usar novamente aquela magia simplesmente olha-se na ficha tema e aplica-se o que está escrito. E melhor, não tem necessidade de teste, porque seu personagem é mago, conhece a magia, então como ela iria falhar? Talvez seu alvo tenha direito de fazer um teste para tentar resistir a magia, mas seu personagem não precisa fazer teste para usar seu poder. Apenas gasta o ponto de magia necessário.

Constantine.

Em uma aventura que narrei de Hellblazer durante um dos encontros de RPG no Espírito Santo, chamado “RPG na Ilha“, um dos jogadores, amigo de longa data, chamado Luiz Henrique, jogou como John Constantine. Em uma das cenas os jogadores estavam em um cemitério em busca de pistas sobre um culto que estava agindo na cidade de Londres. Eles viram que alguns túmulos haviam sido violados mas não sabiam porque. Este jogador então decidiu que iria interrogar um dos mortos, trazendo de volta seu espírito ao corpo para responder algumas perguntas. Eu perguntei como iria funcionar isso. Ele me disse que tiraria o corpo de dentro de um dos caixões, colocaria dentro de um círculo desenhado no chão do cemitério, em seguida pegaria cinzas de uma fogueira feita em um ritual vodu que ele recolheu quando esteve no Haiti e despejaria na boca do morto. Em seguida falaria algumas palavras em latim e convocaria o espírito dele. Eu dei o custo e os limites dessa magia: ele somente poderia fazer isso com corpos de pessoas mortas recentemente, não mais do que 1 ano, e o morto apenas responderia a perguntas, não podendo ser comandado por ele. Ele pagou o ponto de magia pela criação dela, pagou mais um ponto para usá-la e pronto, uma magia inventada na hora, por jogador e moderador, que deu um toque de graça e criatividade no momento do jogo. Tudo o que o RPG é e deve ser: criativo e divertido.

Caso Moderador e Jogador não cheguem a um consenso existe ainda a possibilidade dos outros jogadores contribuírem com ideias e até mesmo ocorrer apostas de pontos de poder para determinar quem fica com a palavra final. Dependendo do desejo de um e de outro para a continuação da história isso trás outra faceta interessante para o jogo.

A versão 1.0 da adaptação de Hellblazer para o sistema de Este Corpo Mortal me valeu a medalha de prata na votação popular no ano de 2012 feita pela Retropunk, e pode ser baixada gratuitamente no site da loja online da editora clicando AQUI. Aproveite e caso não tenha ainda este RPG fantástico adquira seu PDF. A versão que apresento agora é a 2.0 de Hellblazer, e adiciona mais detalhes ao cenário, mais personagens, mais vilões, sugestões de magia para os aficionados como eu que querem jogar com as mesmas magias dos quadrinhos, mas sem limitar as opções, dando total liberdade para jogadores e Moderador determinarem seu custo e funcionamento. Há também 4 sugestões de aventuras prontas para que o grupo comece a jogar imediatamente.

Espero que tenham gostado da Semana Hellblazer e espero que gostem dessa nova versão da adaptação de Hellblazer para Este Corpo Mortal. Alguns amigos meus reclamaram que faltou adaptações de Constantine para WoD e para Kult, mas acabaria virando o Mês Hellbalzer e não a Semama. Sugestões e ideias de outras semanas temáticas escrevam para velhinhodorpg@hotmail.com. Um abraço a todos.

db

Hellblazer para ECM V.2.0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s