Semana Hellblazer – Constantine para Trevas, Mutantes & Malfeitores e Outros Sistemas.

Na continuação da Semana Hellblazer hoje apresento para vocês um apanhado de adaptações do mago inglês para alguns sistemas já conhecidos dos jogadores e mestres de RPG e um sistema próprio criado pela galera do blog “Espírito Livre“.

1ª edição de Trevas como revista especial da Dragão Brasil.

1ª edição de Trevas como revista especial da Dragão Brasil.

Primeiro começaremos pelo sistema “Trevas“, RPG criado em 1997 pela Editora Daemon e que agora teve os direitos adquiridos pela Redbox Editora que promete novos livros e um sistema de regras todo reformulado (Leia sobre essa notícia AQUI). Sua primeira edição saiu em forma de uma revista especial da “Dragão Brasil“. “Trevas” é um RPG de horror nos dias atuais que tem como temática a eterna luta entre o bem e o mal personificada na batalha entre céu e inferno. Na descrição do jogo no site da Daemon encontramos: “Infiltrados em nossa sociedade, Anjos e Demônios disputam palmo a palmo a vitória na Guerra pelas almas entre o Céu e o Inferno, usando os humanos como peças em seu jogo de xadrez celestial. Neste RPG, você está convidado a fazer parte dos mortais que sabem a verdade. Protegidos dentro de sociedades secretas milenares, alquimistas e mestres da Cabala procuram mudar as regras dessa disputa. Você está preparado para o conhecimento?”

Pela descrição podemos imaginá-lo um RPG perfeito para encaixar John Constantine. Foi isso que fez o blog “Tales From The Heart Of Darkness“, que apesar do titulo em inglês é inteiramente em português.  Lá encontramos a ficha pronta do personagem para este cenário. Vejamos suas estatísticas:

Nome: John Constantine Data de Nascimento: 10/05/1953 Local de Nascimento: Liverpool, Inglaterra Sexo: Masculino Altura: 1,78 mPeso: 68 Kg Cabelo: Loiro Olhos: Azuis

CON 12 FR 10 DEX 15 AGI 12 INT 18 WILL 18 PER 18 CAR 17

Aprimoramentos: Biblioteca, Detecção de Magia, Capaz de enxergar auras, Sensitivo.

Caminhos de Magia:
Entender 4, Controlar 4, Criar 3, Água 1, Arkanun 2, Fogo 1, Humanos 2, Luz 1, Metamagia 2, Spiritum 2 , Terra 1, Trevas 2,

Quem quiser ver o artigo original clique AQUI.

Já “Mutantes & Malfeitores” é um RPG de super-heróis, publicado pela Jambô Editora, bem no estilo das editoras de quadrinhos Marvel e DC. Apesar das ameaças e dos cenários dos super-heróis ter uma outra temática este RPG lançou um suplemento chamado “Livro da Magia” para criação de personagens e aventuras que envolvessem elementos do sobrenatural, afinal essas editoras possuem uma linha de heróis e vilões que possuem poderes da magia, como Doutor Estranho, Doutor Destino, Zatanna e, é claro, John Constantine.

“Livro da Magia”, um grande suplemento para “M&M”.

Livro da Magia” é um dos suplementos para RPG dos mais legais que conheço. Prometo que em breve farei uma resenha completa dele com sugestões de como usá-lo em conjunto com outros RPGs, usando apenas as informações que vem no livro sem precisar usar o sistema de regas de “Mutantes & Malfeitores” para facilitar quem não conhece as regras deste RPG.

Neste livro encontramos um arquétipo pronto para jogar chamado Investigador do Oculto” que claramente foi baseado no personagem de Constantine. Até mesmo o desenho apresentado lembra o mago inglês. Então não é difícil usá-lo como sendo ele. Além deste arquétipo existe um personagem de “Freedom City“, a cidade dos heróis deste cenário, chamado Thomas Rhymer que também foi construído com forte inspiração em Constantine. Ao invés de inglês ele é irlandês, mas fuma, usa um sobretudo e na juventude pertenceu uma banda de rock chamada “Musas de Pedra” que terminou de maneira trágica com a morte do guitarrista, levando Rhymer a ficar internado em um manicômio por dois anos. Sejamos sinceros, muitas semelhanças! Vejamos as estatísticas do Investigador do Oculto.

Investigador do Oculto

O Investigar do Oculto.

O Investigar do Oculto.

FOR +0 (10) DES +1 (12) CON +1 (12) INT +2 (14) SAB +4 (18) CAR +4 (18)

RESISTÊNCIA +3/+1*  FORTITUDE +4  REFLEXO +4  VONTADE +8

*desprevenido.

Perícias: Blefar 8 (+12), Concentração 4 (+8), Conhecimento (arcano) 10 (+12), Conhecimento (manha) 8 (+10), Desarmar Dispositivo 4 (+8), Diplomacia 4 (+8), Furtividade 6 (+7), Idiomas 2 (escolha do jogador), Intimidar 4 (+8), Intuir Intenção 8 (+12), Investigar 8 (+10), Notar 6 (+10), Obter Informações 8 (+10), Procurar 8 (+10).

Feitos: Bem Informado, Contatos, Equipamentos 2, Foco em Esquiva 3, Ritualista, Rolamento Defensivo 2, Sorte.

Equipamento: Pistola (dano +3), Celular, mais 3 ponto à escolha do jogador.

Poderes: Super-Sentidos 1 (percepção mística).

Combate: Ataque +5, Dano +0 (desarmado), Agarrar +5, Defesa 19 (13 desprevenido), Recuo -1, Iniciativa +1.

Habilidades 24 + Perícias 22 (88 graduações) + Feitos 11 + Poderes 1 + Combate 22 + Salvamentos 10 = 90 PP.

O Investigador do Oculto é um detetive místico, um solucionador de mistérios, em vez guerreiro ou um poderoso guardião arcano. mesmo assim , embora esteja muito mais perto de “meros mortais”, do que mestres da magia, o Investigador do Oculto compensa qualquer falta de poder bruto com inteligência e contatos. Além de habilidades e experiência, o maior recurso de um Investigador do Oculto é o feito Ritualista: com +12 bônus de perícia, o arquétipo consegue realizar rotineiramente rituais com CD 22 escolhendo 10, o que suficiente para efeitos com 12 pontos de poder. Isso é o bastante para Comunicação 10 (mental, Sutil 2, em qualquer lugar da Terra), Camuflagem 6 (todos os sentidos visuais e auditivos normais), PES 4 (visão e audição, alcance de 1,5 Km), Cura 4 (Ressurreição ou Total), Possessão 3 ou Invocar 6 (um servo místico como um demônio ou espírito), apensas para ficar em alguns exemplos. Níveis de poder maiores são possíveis, se o personagem estiver disposto a arriscar uma falha, e um ponto heroico permite um ritual improvisado instantâneo. Talvez para ficar mais parecido com Constantine o jogador poderia diminuir os bônus de destreza e constituição e aumentar a Carisma, afinal Constantine conseguiu enganar o Diabo em pessoa!

Para aqueles que gostariam de uma versão não-oficial do mago inglês, mas que ficou bem bacana, vejam como a galera do blog Confraria de Arton fez a ficha de Constantine clicando AQUI.

“Magic Sourcebook” para DC Heroes.

Para quem é mais das antigas, como eu, deve se lembrar de um dos primeiros sistemas de RPG para aventuras de super-heróis chamado “DC Heroes“. Este RPG criado em 1985 pela Mayfair Games, a mesma que fabrica nos dias de hoje o jogo de tabuleiro “Colonizadores de Catan“, foi feito para jogadores que queriam participar de aventuras com os clássicos heróis da editora DC. Dizem que alguns escritores da DC, que jogavam este RPG, usaram das aventuras acontecidas durante as sessões de jogo para criar algumas das histórias dos quadrinhos. Este RPG teve, logicamente, também um suplemento voltado para os personagens místicos da editora, chamado “Magic Sourcebook“. Ali é possível encontrar detalhes de como funciona a magia dos quadrinhos da DC, os vários universos e dimensões sobrenaturais existentes, além da ficha de personagens como Monstro do Pântano, Vingador Fantasma, Desafiador, Tim Hunter, Sandman e Jonh Constantine. Vejamos sua ficha:

constantine dc heroes

Para os que gostariam de conhecer um pouco mais do sistema, conhecer a ficha de outros de personagens e aprender suas regras podem acessar a página criada por fãs em português clicando AQUI. Além da ficha de Constantine você encontrará de vários outros personagens da DC Comics.

Para encerrar convido vocês a visitarem o site do “Clube de RPG Espírito Livre” e baixarem o sistema Hell criado por eles feito especialmente para se jogar aventuras de Hellblazer. Segundo os criadores o sistema não vem com uma descrição completa do universo de Constantine, deixando a cargo de mestre e os jogadores definirem antes da sessão de jogo o que irão adotar. Visite o site e baixe o sistema clicando AQUI.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Semana Hellblazer – Constantine para Trevas, Mutantes & Malfeitores e Outros Sistemas.

    • Rafael, vou te dizer que estou começando a gostar deste sistema também. Eu havia comprado apenas o “Livro da Magia” por conta do tema que me atrai, mas depois ganhei o livro básico e mais dois outros suplementos de um amigo e estou gostando bastante. Como disse no artigo em breve vou postar uma resenha sobre o “Livro da Magia” que eu achei muito bom. Um grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s