Golden Sky Stories: Um RPG Oriental Não-Violento.

Golden Sky Stories é um RPG escrito originalmente por Ryo Kamiya e publicado no Japão com o nome de Yuuyake Koyake em 2006. Ele teve um projeto de financiamento coletivo feito no Kickstarter recentemente que conseguiu arrecadar o valor necessário para ser traduzido para o inglês, originando um livro com cerca de 144 páginas com belas ilustrações.

Diferente da grande maioria dos RPGs, onde os jogadores interpretam personagens humanos, em Golden Sky Stories os jogadores interpretam henges, animais que têm um pouco de poder mágico, incluindo a capacidade de assumir temporariamente a forma humana.Você pode ser uma raposa, guaxinim, cão, gato, coelho, ou um pássaro, e cada tipo tem seus próprios poderes mágicos especiais. Os jogadores, então, tentam resolver os problemas em torno de uma pequena cidade encantada com criatividade, cooperação e amizade. Logicamente por ser um jogo originalmente japonês as ilustrações são no estilo mangá e não foram mudadas pelos editores americanos que apostam nos fãs deste estilo literário para ganhar o mercado. Outra grande diferença deste RPG é que não há apelo para violência e as histórias não envolvem combates, o que é excelente para se usar em escolas, introduzir novos jogadores no mundo do RPG ou para se jogar em família.

O sistema de regras não usa dados, usando marcadores de pontos, e é comparativo, ou seja, quando há um teste o jogador anuncia que atributo irá usar e o mestre então dá a dificuldade da ação. Caso seu atributo seja igual ou maior do que a dificuldade ele passa no teste, caso contrário o jogador falha. Logicamente o jogador possui alguns artifícios para ser bem sucedido naquele teste importante no qual ele precisa passar, e aí que entram os marcadores de pontos, que são usados para dar um esforço extra naquela ação.

O livro está a venda em sua versão em PDF na loja virtual da Drivethrurpg. Clique AQUI para adquirir o livro. Caso queira conhecer melhor o jogo antes de comprá-lo baixe seu demo, em inglês, clicando AQUI. Mas se preferir pode baixar a versão em português adaptada para o sistema de Este Corpo Mortal feita pelo meu amigo Wilsius Norte clicando no link abaixo. Dessa maneira o moderador interessado em conhecer o jogo pode experimentá-lo em um sistema que já existe por aqui e que é bem parecido com o de Golden Sky Stories.

db

2 pensamentos sobre “Golden Sky Stories: Um RPG Oriental Não-Violento.

  1. Caraca sensacional, fiquei fascinado pelo cenário (já q desconheço as regras ainda), me lembra muito Natsume Yuujinchou o estilo e pode dar fortes influencias para quem quer enveredar nesse jogo, curti tb a adaptação, ficou muito boa, parabéns ao Wilsius Norte por ela.
    Vou ver ele melhor, e agradeço muito pela indicação dele =]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s