Cthulhu Britannica: Folklore

Quando fadas, sereias e dragões se encontram com os Mitos de Lovecraft.

Por Gustavo Tenório.

1208478_513570378721675_218387389_nA mistura entre seres mitológicos e os Mitos pode dar certo? A resposta (positiva) para esta pergunta é um dos lançamentos do ano da editora Cubicle 7Cthulhu Britannica: Folklore.

Dividido em nove capítulos, a ideia central do suplemento é dar auxilío aos Guardiães para adaptar lendas do folclore em suas aventuras de Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu. A publicação foca no folclore inglês e nas implicações na Inglaterra de 1920. Com linguagem fácil e muitos exemplos, não é complicado localizar o texto para outras eras e na mitologia popular de outros países (incluindo o Brasil).

Depois de uma introdução rápida, os capítulos 2 a 4 detalham o que é folclore; como usar os seres folclóricos em Call of Cthulhu (com estatísticas) e sua implicação com os Mitos; a aplicação da magia folk nas aventuras; e a criação de um novo template – folclorista.

O capítulo 5 trata das categorias de seres folclóricos, abordando a adaptação de fadas, banshees, gigantes, lobisomens, dragões, fantasmas, espíritos e suas interligações (ou não) com os mitos de Lovecraft.

O capítulo 6 traz um extenso calendário folclórico inglês para situar os leitores sobre festas pagãs e o sétimo capítulo1174486_513570382055008_1039143573_n aborda como o folclore enxerga os Antigos e os Velhos Deuses dos Mitos.

O oitavo capítulo traz nove sugestões de aventura para os Guardiães conduzirem seus incautos investigadores nos mistérios do folclore inglês (que pode ser tão assustador quanto os escritos de Lovecraft).

O saldo final do livro é extremamente positivo. Além de salpicar textos de Lovecraft em cada início de capítulo, os autores se preocupam, em todo o momento, em tornar coerente a ligação entre seres folclóricos e os Mitos. Nos casos onde o “encontro dos dois mundos” não é tão possível (como com as fadas), é sugerida uma forma de junção destes elementos na história.

Cthulhu Britannica: Folklore é uma grata surpresa para os mestres que precisam de um respiro entre uma campanha com Mythos, ou elementos novos para as investigações dos personagens. O livro surpreende pela qualidade do material e das possibilidades de ampliação de ideias para aventuras, além de expandir o já destacado trabalho de H.P. Lovecraft.

Informações adicionais sobre o livro podem ser encontrados no site da Cublice 7 com valores das versões física e PDF.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s