Bem Vindo Ao Mundo Das Fábulas.

fables-logo

 

f20Fábulas é uma série de revistas de histórias em quadrinhos publicada pelo selo Vertigo da editora DC Comics desde 2002. Suas histórias giram em torno de vários personagens dos contos de fadas e do folclore — que referem-se a si mesmas como “Fábulas” —, como Branca de Neve, Pinóquio, Cinderella, Lobo Mau, etc, que foram expulsas de suas Terras Natais por um inimigo desconhecido, chamado simplesmente de “Adversário“. Eles então fogem para o nosso mundo e formam, na cidade de Nova York, uma comunidade clandestina conhecida como Cidade das Fábulas. Ali eles começam a viver seus conflitos, planos para retornar as suas terras e evitar serem descobertos pelas pessoas que vivem em volta deles.

Todos os personagens dos contos de fadas estão lá, mas de uma maneira que você nunca imaginou ou pensou que os veria. Foi baseada nessa HQ que surgiu a ideia da série para TV “Once Upon A Time“, exibida no Brasil pelo canal fechado Sony, que infelizmente só pegou a ideia dos personagens dos contos de fada vivendo entre nós, porque o restante não tem absolutamente nada a ver.

 

f06Escrita por Bill Willingham e desenhada majoritariamente por Mark Buckingham, a revista conta com trabalho dos desenhistas Lan Medina e Steve Leialoha. Após seu lançamento, “Fábulas” foi recebida com elogios de críticos especializados ganhando vários prêmios da indústria de quadrinhos, incluindo 14 Prêmios Eisner (O “Oscar” dos quadrinhos), entre eles:

·        Best New Series em 2003
·        Best Serialized Story em 2003, 2005 e 2006 (“Legends In Exile”, “March of the Wooden Soldiers” and “Homelands”)
·        Best Anthology em 2007 (Fables: 1001 Nights of Snowfall)
·        Best Short Story em 2007 (“A Frog’s Eye View,” by Bill Willingham and James Jean, in Fables: 1001 Nights of Snowfall)
·        Best Penciller/Inker ou Penciller/Inker Team em 2007 (Mark Buckingham and Steve Leialoha)
·        Best Painter/Multimedia Artist (Interior) em 2007 (Jill Thompson)
·        Best Cover Artist em 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, e 2009 (James Jean)
52Sou grande fã da linha “Vertigo” da DC Comics e entre os títulos que mais gosto está “Fábulas”, que quem não conhece ainda deveria parar tudo o que está fazendo agora e começar a comprar essa grande obra-prima dos quadrinhos publicada no Brasil pela editora Panini. Com uma temática adulta e histórias cheias de reviravoltas, guerras, espionagem e magia, “Fábulas” tem conquistado admiradores por todo o mundo.

A ideia de adaptar “Fábulas” para o RPG Dust Devils, publicado no Brasil pela Red Box Editora, surgiu quando em um grupo de discussão em uma rede social, sobre o jogo, alguém perguntou: ”Vocês já tentaram jogar Dust Devils em outro cenário além do faroeste?”.

Ora, na parte de trás do livro existem regras para se jogar Dust Devils em outros cenários além do faroeste, como Japão Feudal, Espionagem Internacional, Crimes de Rua, etc, mas fiquei imaginando a possibilidade de se jogar com Dust Devils em outros cenários, além desses, talvez com uma temática sobrenatural ou mágica. Surgiu então a vontade de adaptar Fábulas por acreditar que o sistema favoreça as relações dramáticas presentes nas HQs da série.

cinderellaO mundo de “Fábulas” é imenso, cheio de personagens dos contos de fadas e folclores do mundo inteiro. Por isso na hora de fazer a adaptação do cenário me concentrei apenas nas fichas dos personagens principais no início da série, deixando para mestres e jogadores adaptar outros personagens das fábulas conforme o gosto pessoal. Também fiz uma pequena explicação sobre o o mundo dos quadrinhos de “Fábulas”, mas aconselho para aqueles que não conhecem a HQ a dar uma olhada pela internet em busca de mais informações e comprar as revistas. Vai ficar fascinado. Caso você já conheça a série, já conheça os personagens, vai aqui uma dica: Caso queira fazer aventuras envolvendo a Cinderella: use as regras de “Desejo de Matar” presente ao final do livro.

Para fazer download do arquivo com a adaptação de Fábulas para Dust Devils clique AQUI.

André Cruz é jogador e mestre de RPG desde que vivia nas Terras Natais, e sempre foi apaixonado pela Branca de Neve.

Anúncios